Parlamento dos Jovens – Parabéns Mariana Pereira!

Eleição da Mesa Distrito do Porto fb

O Projeto Parlamento dos Jovens resulta de uma parceria DGESTE/Assembleia da República Portuguesa, e convida as escolas a debaterem um tema, neste ano as “Fake News – Estratégias para combater a desinformação” e a elaborar propostas de alteração à lei que permitam incidir sobre esta problemática. As turmas dos 8ºs anos empenharam-se, tiveram formação online do Centro Nacional de Cibercegurança, elaboraram campanhas eleitorais com produção de matérias de divulgação e foram a votos, tal como os adultos: eleições eleitorais a 26 de janeiro, com mesa de voto, comissão eleitoral e regulamento próprio. Destas eleições resultaram numa participação democrática de 52.85% dos votantes e a vitória da turma do 8ºC, com 128 votos.

As Sessões Escolares decorreram com a presença dos alunos eleitos e dos membros da Comissão Eleitoral Escolar, com o objetivo de aprovar o Projeto de Recomendação da Escola, eleger os respetivos deputados à Sessão Distrital/Regional e candidato à Mesa da Sessão Distrital para condução das sessões de trabalhos das escolas do Circulo do Porto. Da reunião do dia 24 de fevereiro, nas instalações da Direção Regional de Educação do Norte, Porto, resultou a eleição da nossa candidata Mariana Leonor Lopes Pereira  pelo Círculo Eleitoral das Escolas do Porto! Muitos Parabéns!

O projeto continua, são mui dignos e responsáveis por apresentar as medidas apuradas, os alunos: Leonor Moreira Carvalho, Vítor Hugo Ferreira e Mafalda Maria Nunes Ferraz.

As medidas propostas e mais votadas para apresentar e defender nas Sessões Distritais que irão decorrer nos dias 28 e 29 de março, no Fórum Cultural de Ermesinde, são:

1 - Tipificação criminal no código penal português da produção/divulgação de notícias falsas;

2. Obrigatoriedade das Redes Sociais reforçarem mecanismos pró-ativos de denúncia de notícias falsas, sob pena de poderem ser penalizadas com avultadas multas;

3. Obrigatoriedades das Redes Sociais promoverem campanhas de sensibilização contra a desinformação.

Toda a informação está disponível do site: https://jovens.parlamento.pt/

(Ver Galeria)

Contacto

Agrupamento de Escolas Lousada Oeste
Sede: Escola Básica e Secundária Lousada Oeste
R. Jusã 4620-428 Lousada
Tel: 255912003;
Fax: 255912960

Temos 189 visitantes e 0 membros em linha