PROJETO ILHAS DE BRUMA

No âmbito do Projeto República de Jovens a turma do 7º C desenvolveu o projeto "Ilhas de Bruma" que culminou com uma viagem/visita de estudo à Ilha de S. Miguel.
Desenvolveram ao longo do ano, particularmente neste período, as seguintes atividades: elaboração de ementas para a viagem e orçamentos das mesmas; aplicação de um questionário sobre
preservação ambiental, em parceria com o BioEscolas Lousada, enviado a todos os alunos; no Dia Mundial da
Criança, dinamizaram o Jogo da Reciclagem Planeta A, desafiando a comunidade escolar a separar resíduos; organizaram uma campanha de recolha de alimentos para animais, para a Instituição Refúgio da Fátima,
dinamizada também dia 1 de junho e prolongada até dia 9; colaboraram na organização da Caminhada PES a
Caminho pelo Mezio, que decorreu dia 21 de maio, e na qual recolheram bens alimentares e vestuário para entregar à Educadora de Ação Social, que se encarregou de distribuir por famílias carenciadas, e criaram o logotipo do projeto. Na Ilha, dia 21 de junho, a junta de freguesia de São Brás recebeu a turma num encontro inserido na vertente ambiental do referido projeto e do projeto EcoFreguesias. Realizaram um passeio pedonal pela freguesia de S. Brás com uma ação de sensibilização, apelando para a importância da implementação de boas práticas ambientais. Apresentados os projetos, seguiu-se uma confraternização com um jantar e um jogo de futebol entre os alunos da nossa escola e os alunos da freguesia de São Brás.
Dia 23 participaram num encontro musical, no âmbito do subprojeto "Contadores de Histórias" que estabeleceu parceria com o projeto Idosos Ativos, da freguesia da Ribeira Quente, Municipio da Povoação. Durante duas horas jovens e idosos cantaram e realizaram um lanche de confraternização.
Dia 24 realizaram um trilho de 8 km ao longo do perímetro da lagoa das Furnas.
Todos os alunos colaboraram ativamente nas atividades inerentes à estadia: cozinharam e limparam os espaços das instalações (cozinha, WCs, cantina e pavilhão).
Todos juntos por um mundo melhor!
"Enquanto houver estrada para andar...a gente vai continuar!"
Obrigado a todos os patrocinadores e instituições que apoiaram a concretização deste sonho!
Pela turma, Conselho de Turma e Encarregados de Educação,
A DT
Ana Cristina Ferreira
ILHASDEBRUMA2022

Contacto

Agrupamento de Escolas Lousada Oeste
Sede: Escola Básica e Secundária Lousada Oeste
R. Jusã 4620-428 Lousada
Tel: 255912003;
Fax: 255912960

Temos 6 visitantes e 0 membros em linha